top of page
Buscar

Foucault e o cuidado de si

  • erickrizentalpsi
  • 17 de fev.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 17 de fev.

Grande influência para a psicanálise contemporânea, Michel Foucault é um filósofo que nos convida a problematizar as relações de poder implícitas no cotidiano, enfatizando seu aspecto histórico e político. Sua obra move fortes críticas a técnicas para a felicidade do mundo atual, tais como o individualismo e estilos de vida pré-prontos, bem como às diversas formas de opressão, das quais destaco a análise do punitivismo no livro Vigiar e Punir e dos diversos meios de apaziguamento da sexualidade através de uma conversão a um estado dito "normal" apresentados no estudo História da Sexualidade.


Em contraponto a tais opressões, o autor parte, nos seus últimos trabalhos, para a pesquisa de um preceito grego esquecido: “cuida de ti mesmo”. Tendo como principais exemplos a escrita, as tradições da interpretação de sonhos e os diálogos travados entre filósofos em torno da verdade, o "cuidado de si" é uma atitude crítica de busca por uma vida mais livre, um cuidado para com a tendência humana a aferrar-se num sentido único e inquestionável para a vida. Nessa perspectiva, a liberdade surge não somente partir do questionar em si, mas de nosso poder de produzir boas e novas questões.


Em suma, Foucault nos lembra que procurar uma relação ética e mais verdadeira com o desejo, a partir do exercício do exame da própria existência, da imaginação, da meditação, entre outros, é, para além de conhecer-se, inevitavelmente transformar-se.


Michel Foucault (1926 - 1984)
Michel Foucault (1926 - 1984)

 
 
 

Comments


@2024

bottom of page